domingo, 14 de junho de 2009

Adeus a Frei Rovílio Costa

Frei Rovílio, editor e escritor, um verdadeiro servo da Literatura.

Faleceu neste sábado, 13/06, o Frei Rovílio Costa, aos 74 anos. está sendo Velado na capela do convento dos Capucchinhos, Rua Paulino Chaves, 291, Bairro Santo Antônio, Porto alegre). A missa ocorre amanhã, às 10h, na Igreja Santo Antônio (Rua Luiz de Camões, 35, Bairro Partenon), seguida do enterro no cemitério do Convento dos Capuchinhos.

Ele se destacou como editor e escritor. Lecionou na Faculdade de Educação da UFRGS e foi diretor e professor da Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, de Porto Alegre. No campo da literatura, recebeu diversas distinções: Medalha Simões Lopes Neto, Amigo do Livro, Prêmio Literário Érico Veríssimo, Prêmio Ilha de Laytano, Comenda Negrinho do Pastoreio e Comenda Dante de Laytano. publicou por meio do selo editorial EST mais de 2 mil títulos que recontam a história da imigração italiana (a sua própria origem), a da alemã, judaica e da escravidão negra.

Atuou também na Penitenciária Estadual do Jacuí e no Presídio Central de Porto Alegre como coordenador de grupos, organizador de atividades sociais, religiosas e culturais. Além disso, Rovílio foi patrono da 51ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade