terça-feira, 26 de maio de 2009

Celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/09 – a ser celebrado durante o mês de junho
Tema: “Ecologia, uma questão de fé”

Acolhida:
Irmãs e irmãos, Paz e Bem!

Nos reunimos para celebrar uma data que muitas vezes passa despercebida. E quando é lembrado nas escolas ou pelos movimentos ambientalistas, este dia praticamente não é celebrado a partir da fé. Mas neste ano, o Serviço de Justiça, Paz e Ecologia, o SEJUPE, da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul quer convidar as fraternidades e as comunidades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de recordar que a ecologia está profundamente ligada com a fé cristã. Quem acredita no Deus criador e defensor da vida, não pode fugir do compromisso com a questão ecológica.

Em 1972, a ONU organizou um encontro mundial em Estocolmo, na Suécia, que pela primeira vez tratou oficialmente sobre o meio ambiente. Nesta ocasião, foi instituído o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia da Ecologia.

Vamos celebrar esta data e assumir, em nome da nossa fé, o compromisso de defender sempre a vida, a criação de Deus.

Perdão:
O mesmo sistema econômico, político e social que degrada o meio ambiente, em nome de um falso desenvolvimento, também vem oprimindo e marginalizando as pessoas e provocando guerras e conflitos em várias partes do mundo.

Agora, num momento de silêncio vamos pedir perdão pela nossa omissão, por nossa cumplicidade com tantos crimes contra a vida. Num silêncio profundo ouçamos o grito da vida e, em comunhão, peçamos perdão ao Deus da criação, da paz e da justiça.

Louvor:
É bom louvar o criador da vida, é bom sentir sua misericórdia, é agradável ao nosso coração poder acolher o seu chamado que nos convoca ao serviço de promover a integridade da criação. A exemplo de São Francisco de Assis, cantemos juntos com o irmão Sol, a irmã Lua e todas as criaturas, louvando e bendizendo o divino criador.
(cantar: Cântico das Criaturas / do Irmão Sol)

Liturgia da Palavra:
Tendo presente nossa realidade socioambiental, busquemos na Palavra de Deus a luz que orienta nossa ação. Junto com a leitura e reflexão do Evangelho, somos convidados a ler a mensagem da CNBB sobre o tema da crise ecológica.

As mudanças climáticas em curso no Planeta, provocadas pelo aquecimento global, afetam todas as forma de vida, dentre as quais a vida das populações mais pobres, obrigando-nos a repensar sobre o modelo de sociedade, as matrizes energéticas, os modos de produção e de consumo. Sendo assim, podemos afirmar que humanidade está colhendo os frutos do desenvolvimento centrado na economia de mercado capitalista, e da ideologia que o acompanha. A primazia do capital, absurdamente concentrado e monopolista, promove um consumismo que leva as pessoas a pensar que só valem pelo que têm. Por esse caminho, os recursos naturais estão quase esgotados, e a poluição da atmosfera faz com que a Terra já não consiga manter em equilíbrio o ambiente da vida. Como resultado, parte significativa da humanidade não tem acesso aos bens necessários à vida, enquanto poucos concentram quase toda a riqueza.

A crise financeira capitalista atual não se reduz aos desajustes financeiros mundiais que, sob o pretexto de evitar a quebra da economia mundial, exige dos governos socorro aos banqueiros, enquanto que aos pobres recaem os sacrifícios. Esta crise tem tudo a ver com a crise ecológica e ética que se aprofunda em todos os âmbitos da vida. A humanidade está experimentando uma “mudança de época”. A civilização do ter, do negociar, do concorrer, do lucro a qualquer custo, do progresso ilimitado, não responde aos anseios da humanidade e não é sustentável.

Por outro lado, vários setores da sociedade se articulam para construir outro mundo, outra civilização, fundada em valores e formas de convivência, que defendem e promovem todas as formas de vida, e que cuidam amorosamente da Terra, mãe da vida, casa comum dos seres humanos. Essa nova atitude, proclamando a esperança dos pobres e ecoando o grito da terra, neste ano, se concretiza, entre outros, no Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, na Manifestação Mundial em defesa da Soberania Alimentar e no 12º Intereclesial das Comunidades de Base, em Porto velho, Rondônia – CEB’s Ecologia e Missão. A Campanha da Fraternidade – a paz é fruto da justiça (Is 32,17) – anuncia a mística de um mundo mais humano, fraterno, solidário e ecoló­gico.

Texto extraído do livro “Mudanças Climáticas Provocadas pelo Aquecimento Global: Profecia da Terra”. CNBB, 2009.

Evangelho:
Jo 1, 1-14

Preces:
Confiantes na presença amorosa de Deus, criador e defensor da Vida, elevemos nossas preces em consonância com o que refletimos a partir do Evangelho e da mensagem da CNBB sobre mudanças climáticas.

Ofertório:
Ofertamos os frutos da Terra e do trabalho humano, resgatando a dignidade da pessoa e a integridade da criação.

Comunhão:
Partilhamos os frutos da vida, comungamos na esperança e no compromisso de lutar pela justiça, pela dignidade humana e a paz e pela preservação do meio ambiente.

Compromisso:
A Igreja não pode mais se omitir diante das questões ambientais. Enquanto a Igreja não integrar a ecologia em sua ação evangelizadora, todo o seu discurso em favor da vida perde o sentido de ser e também fragiliza a sua opção pelos pobres. Na mensagem do Dia Mundial da Paz em 2007, Bento XVI afirmou que “a experiência demonstra que toda a atitude de desprezo pelo ambiente provoca danos à convivência humana, e vice-versa”.
Propomos um desafio, um compromisso que temos condições de colocar em prática: Criar a Pastoral da Ecologia em nossas comunidades e paróquias. Procure a CNBB Sul 3 e veja como iniciar um grupo da Pastoral da Ecologia.

Bênção final:
Neste momento de celebração da vida, o Senhor te envia e te acompanha na missão em defesa da justiça, da paz e da ecologia. O Senhor ilumina o teu caminho para que possas dar firme testemunho de tua fé. Não tenhas medo, leve a paz e o bem por onde for, transmita esperança e exerça com liberdade e otimismo o serviço do cuidado, da solidariedade e do amor.

Que o Deus criador e defensor da vida te abençoe: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Serviço de Justiça, Paz e Ecologia – Capuchinhos RS (www.capuchinhosrs.org.br/sejupe)
E-mail do SEJUPE: sejupe@ofmcaprs.org.br
E-mail da Pastoral da Ecologia da CNBB Sul III: pastoraldaecologia.rs@gmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade