quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ipê sedia encontro sobre agroecologia

Este será o sétimo encontro ampliado da Rede Ecovida. Durante três dias serão realizados paineis e oficinas
Mais de 800 pessoas estarão no encontro

Cerca de 800 participantes, entre agricultores agroecológicos, técnicos, autoridades e convidados, estarão entre os dias 13 e 15/11 nos municípios de Ipê e Antonio Prado para participar do VII Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia. Durante todo o evento, a Feira de Saberes e Sabores estará montada na Praça da Matriz, com artesanatos e produtos agroecológicos feitos por famílias dos 3 Estados do Sul do país.

Com o tema “Agricultura Familiar Ecológica: Produzindo Alimentos, Alimentando Sonhos”, o Encontro vai propiciar, aos participantes e à população em geral, seminários, plenárias e oficinas sobre os principais aspectos da Agroecologia, um modelo de agricultura com forte contribuição à Economia sem abrir dos compromissos ambientais e socialmente justos. Todo resíduo orgânico produzido no evento será reciclado através de compostagem termofílica, numa oficina aberta à população.

Antecipando o Encontro, nos dias 11 e 12/11 ocorre o Fórum Latino-Americano de SPG’s (Sistemas Participativos de Garantia), que atestam a procedência dos produtos agroecológicos numa metodologia de controle em grupo envolvendo consumidores, agricultores e demais atores sociais. Participantes do Paraguai, Bolívia, Peru, Uruguai e Costa Rica debatem em Antonio Prado suas experiências com os SPG’s, que no Brasil são previstos através da Lei 10831 e tendem a ser uma alternativa mais viável à Certificação por empresas.

Esse assunto será levado ao Encontro Ampliado de 13 a 15/11, que abordará também outros temas centrais, como os Mercados Institucionais para produtos orgânicos. Haverá ampla discussão a respeito do atendimento à Merenda Escolar, que passará a ter 30% de seus produtos, por força de Lei Federal, comprados diretamente dos Agricultores Familiares. De acordo com os interesses políticos e a disponibilidade de produtos em cada região, este número pode chegar a 100%, e os alimentos de origem agroecológica terão cotação superior aos convencionais.

Sistemas Agroflorestais, Biodiversidade, Educação e Juventude no Campo também serão debatidos entre os 6 Seminários do Encontro, que conta ainda com 32 oficinas práticas, abordando desde a compostagem de resíduos orgânicos ao manejo ecológico de abelhas nativas. As inscrições para as oficinas e seminários são abertas (mediante disponibilidade de vagas), e devem ser feitas na Praça Matriz de Ipê na sexta (13/11), das 14 as 18h.

Matéria com foto, extraído do site da Rede Sul de Rádio

http://www.redesul.am.br/?ir=noticias_detalhes&id=41116

Um comentário:

BioUniverso Digit@l disse...

Retribuindo a visita!
Olá! Vi hj que visitou meu blog há tempos. Desculpe a demora em responder mas estou retomando o blog após bastante tempo sem acessá-lo.
Sinta-se a vontade para visitar... Será sempre bem-vindo!
Ainda estou atualizando... Em breve estará mais organizado!

Grande abraço!

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade