quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ecologia foi o tema do Encontro de CEB’s da Diocese de Santa Maria

Com tema, “Construir Comunidades Eclesiais e Ecológicas de Base” e o lema, “O discipulado acontece na comunidade”, a Diocese de Santa Maria realizou, entre os dias 17 e 18 de outubro, o seu 16º Encontro de CEB’s. O encontro reuniu em Nova Palma, aproximadamente mil delegados/as das comunidades e paróquias e contou com a assessoria de Padre Marins, Padre Antonio Dalla Costa e Frei Pilato Pereira.


Padre Antônio falou sobre “Comunidades de Base e Discipulado” e Padre Marins abordou sobre o tema “Testemunho – ‘Igreja Comunidade’”. Frei Pilato falou sobre “Comunidades Ecológicas”. E através do método Ver, Julgar e Agir, desenvolveu os seguintes tópicos:

1. CRISE ECOLÓGICA, A CRISE DA CIVILIZAÇÃO

VER: A Terra é um macroorganismo vivo. E nela somos uma comunidade – a comunidade humana, uma comunidade planetária e cósmica. Mas hoje, vivemos uma situação de crise, que pode ser chamada de crise ecológica e de comunitariedade (crise de vida comunitária, crise de convivialidade). Somos uma civilização em crise.

2. ECOLOGIA, A ARTE DA RECONCILIAÇÃO

JULGAR: A vida é obra da Trindade criadora, Deus comunidade, Deus ecológico. Cremos no Deus criador e defensor da vida. Deus nos criou com o poder da Palavra, nos criou em comunicação. Somos criados por Deus e por Ele chamados a viver e cuidar da vida. Por isso, a Ecologia, para nós cristãos, é uma questão de fé e missão. A Ecologia é ciência e a arte da reconciliação e da convivialidade.

3. ECOLOGIA, UMA QUESTÃO DE FÉ E MISSÃO

AGIR: A Ecologia, para nós cristãos, é uma questão de fé e missão. Precisamos ser ecológicos, como Deus é ecológico. Nossas comunidades devem ser sinais e instrumentos do testemunho da nossa fé no Deus criador e defensor da vida. Nossa missão, como discípulos/as missionários/as de Jesus Cristo, é viver em comunidade, construir Comunidades Eclesiais e Ecológicas de Base. Pois, o discipulado acontece na comunidade.


Clique AQUI para ouvir as palestras do encontro no site da Paróquia de Nova Palma


Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade