sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Como não comer carne produzida em áreas desmatadas ilegalmente?

Agir para preservar as florestas que temos já é desejo de muitos. Contudo, saber exatamente o que fazer não é simples. Quem está nos grandes centros urbanos pode fazer muito não consumindo produtos oriundos de desmatamentos ilegais. Sem mercado consumidor, a necessidade de ampliar as áreas de produção desaparece. Simples. Mas como saber a origem do que consumimos?

No caso da madeira, contamos com as certificadas, que comprovam sua correta extração. Mas e no caso da carne? Segundo João Meirelles, do Instituto Peabiru que atua há dez anos em defesa da biosociodiversidade da Amazônia, de três bifes consumidos no Sudeste, um vem da região amazônica. "O maior mercado consumidor da carne dos desmatamentos são São Paulo e Rio de Janeiro", afirma.

Para escapar deste quadro, o consumidor pode, por enquanto, comprar sua carne em açougues abastecidos por frigoríficos de seus próprios Estados. Pedir para ver a nota fiscal de quem fornece a carne é contudo uma situação delicada. Requer tato e bom entrosamento com os responsáveis pela venda.

Quanto mais consumidores manifestarem este desejo de comprovar a origem do que comprarão, mais fácil isto se tornará. Para não reduzir a clientela, os estabelecimentos buscarão ter uma carne de correta procedência e, ao fazê-lo, expor isto em local visível de suas lojas. Então, solicitar esta informação vale o esforço.

Para ajudar os consumidores, o Movimento Nossa São Paulo firmou um pacto com três das principais redes de supermercado do Sudeste para que recusem a compra de desmatadores ou de quem impõe condições abusivas de trabalho. Uma iniciativa que, embora criticada por ONGs, já abre espaço para mais avanços.

Enquanto nossa fiscalização não dá conta de impedir o desmatamento e a criação de bois em locais de preservação ambiental, fica mesmo com os consumidores o poder de buscar não contribuir para este abuso.

Extraído de: http://www.bancodoplaneta.com.br

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade