quinta-feira, 16 de outubro de 2008

800 anos do Carisma de Francisco e Clara de Assis

Há 8 séculos, o Espírito Santo agraciou Francisco e Clara com a vocação de levar uma vida de Irmãos e Irmãs Menores. A Igreja reconheceu e confirmou este carisma que deu início a um grande movimento, um modo especial de ser Igreja e de viver na sociedade.

Em 24 de fevereiro de 1208, na festa do apóstolo Matias, Francisco ouve na Capela de Porciúncula aquela passagem do Evangelho “Ide e anunciai: O Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios! Recebestes de graça, dai também de graça. Não leveis nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre” (Mt 10, 7-9).

Profundamente emocionado com aquilo que ouve, exclama: “Isto é o que desejo; é o que procuro; é o que busco de todo o coração!” No dia 15 de abril do mesmo ano, os primeiros irmãos juntaram-se a ele. Juntos, abrem três vezes a Sagrada Escritura e recebem os seguintes versos orientadores: “vai, vende tudo...!” (Mc 10,21); “Não leveis nada para o caminho...” (Lc 9,3); “Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo...!” (Mt 16,24).

Este é o início do movimento franciscano e, para nós, é a razão de considerarmos o ano de 1208 como o ano do nascimento do nosso carisma. E 1209 é o ano em que o Papa Inocêncio III deu a autorização verbal a Francisco de fundar uma ordem. É o início da dimensão institucional do movimento franciscano. (www.ccfmc.net)

Celebrar os 800 anos do Carisma Franciscano e reviver o sonho de Clara e Francisco de Assis neste chão e neste tempo, essencialmente significa renovar nosso compromisso com os pobres e com a natureza para ajudarmos a construir um mundo de justiça e paz.

Entre os dias 17 a 19 de outubro, acontece em Brasília – DF, a Celebração Latino Americana e Caribenha dos 800 anos do Carisma Franciscano. Com caráter de congresso, o evento tem com o tema “Reviver o Sonho de Clara e Francisco de Assis no chão da América Latina e Caribe”. E terá espaços de testemunhos, conferências e oficinas.

Estarão presentes os freis Capuchinhos Aldir Crócoli, José Bernardi e Pilato Pereira que, juntamente com Irmã Salete Dal Mago (Franciscanas de N.S. Aparecida), trabalharão a Oficina sobre a “Missão Francisclariana e os Excluídos”.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Frei Pilato,
parabéns pelo blog.
Feliz "800 anos" para todos nós!

paz e bem,
Ir Leila/Ir Lidi

Unknown disse...

Paz e bem!

1 Espero que logo postes no Brasil Franciscano um relato sobre a Celebração e a oficina.

2 Acabei de ir no site www.ccfmc.net e na seção de links reparei que o endereço do site da FFB está desatualizado. Poderias entrar em contato com eles, não o faço pq sou monoglota.

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade