domingo, 24 de julho de 2011

XVI Congresso Mundial de Surdos em Durban - África do Sul


Luciméia Gall König, educadora especial na Escola de Surdos Padre Reus em Esteio, é uma das brasileiras presentes no XVI Congresso Mundial de Surdos em Durban - África do Sul, que iniciou no dia 18 e está terminando hoje, dia 24.
Surdos, intérpretes, educadores e pessoas que apoiam a causa e a cultura surda se reúnem neste congresso mundial com o objetivo de compartilhar a herança cultural dos surdos, as lutas e os avanços dos seus direitos e a sua rica contribuição para a prosperidade global. O congresso é um espaço para demonstrar que os surdos, de todos os países, são uma parte essencial da diversidade humana. E neste grande encontro na África do Sul, os surdos querem partilhar ativamente as responsabilidades comuns entre eles e a comunidade humana. E querem unir forças para enfrentar coletivamente as mudanças atuais e futuras, bem como, os desafios enfrentados pelas comunidades de surdos em todo o mundo.
Este é também um momento de comemoração para os surdos e de reafirmação de suas capacidades linguística, cultural e política, e de reconhecimento das línguas gestuais nas leis nacionais e nas políticas internacionais.
O XVI Congresso da Federação Mundial de Surdos quer inspirar seus participantes para fazer avançar o conceito de um renascimento, um verdadeiro renascimento das comunidades surdas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade