quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Primeiro uso de ferramenta tem 3,4 milhões de anos

Devoraram a carne, raspada da costela, até o último fiapo. O osso foi aberto em busca de tutano. Faz 3,4 milhões de anos que a cena aconteceu, mas seus restos ainda testemunham a primeira ocasião conhecida em que um ancestral do homem usou instrumentos de pedra.

A reportagem é de Reinaldo José Lopes e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 12-08-2010 e reproduzida pelo site do IHU (http://www.ihu.unisinos.br/) de 12-08-10.

Mas, é provável que os primeiros humanos também se serviam de galhos de árvores e pedaços de pau a fim de desenterrar raízes, derrubar frutos, fisgar peixes, matar animais e para se defender. Nada, porém, restou desses instrumentos que o tempo se encarregou de destruir. Os instrumentos mais antigos encontrados em escavações são de pedras, chifres e etc. Como os objetos de pedra são mais numerosos, chamou-se ao primeiro período da Pré-história de Idade da pedra. E como os diferentes tipos de armas e utensílios eram alguns mais toscos, outros mais aperfeiçoados, dividiu-se a Idade da pedra em pedra lascada, ou Paleolítico, e pedra polida, ou Neolítico. Quando a espécie humana descobriu como fazer uso dos metais teve início a Idade dos Metais; e quando por volta de 3000 a.C., o homem inventou a escrita, podendo assim registrar fatos significativos de sua existência, usos e costumes, teve início a "História".

Um comentário:

Unknown disse...

É pena que hoje após tantos milhões de anos o homem se utiliza do moderno para confeccionar armas para a destruíçõa do próprio homem.
Abraço

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade