sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

FSM: Afloram as raízes missioneiras

Na celebração dos 10 anos do Fórum Social Mundial aconteceu, entre tantas coisas lindas e importantes, aconteceu uma oficina sobre as raízes missioneiras. Foi um encontro da sabedoria literária sobre os Índios Guarani e a experiência junto às periferias urbanas do Irmão Antônio Cechin com a alma missioneira do músico Pedro Ortaça, o compromisso político do Senador Paim e a presença comprometida de inúmeros lutadores sociais.

No primeiro momento, Pilato Pereira coordenou a oficina onde Irmão Cechin comunicou uma leva de informações sobre a história do Rio Grande do Sul e Pedro Ortaça, em prosa verso, deu o recado da alma Guarani e comprometeu o Senador Paim com a causa indígena. Paim garantiu lutar por uma emenda que favoreça a vida dos Índios Guarani e a concretização de um antigo sonho de se ter em Canoas um monumento em homenagem a Sepé Tiarajú.

E num segundo momento, o Vereador do PT, Ivo Fiorotti coordenou o lançamento do terceiro livro em homenagem aos 80 anos do Irmão Antônio, o livro "Empoderamento Popular", onde esteve presente o Frei Luiz Carlos Suzin, do Fórum Mundial de Teologia da Libertação. Também estiveram presentes os familiares de Pedro Ortaça, representantes da Via Campesina e inúmeras lideranças comunitárias, autoridades. O Deputado Marco Maia, por compromisso com o PT e o Presidente Lula, não pode comparecer e o Prefeito Jairo Jorge, não podendo chegar em tempo, enviou sua assessoria para representa-lo.

Valeu pela presença, alegria, compromisso e esperança de todos e todas.

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade