quarta-feira, 15 de julho de 2009

12° Intereclesial de CEB'sem Porto Velho


12° Intereclesial começa na próxima terça-feira em Porto Velho

A partir da próxima terça-feira (21/07) Porto Velho sedia um dos maiores eventos de sua história. Serão aproximadamente sete mil pessoas envolvidas com a realização do 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que acontece de 21 a 25 de julho.

Entre delegados e voluntários, a Capital de Rondônia terá cerca de sete mil pessoas comprometidas com a justiça social, a partir dos valores do Evangelho e principalmente na busca de concretização de ações objetivas em busca de um mundo melhor.

Representantes de Comunidades Eclesiais de Base de todo o país, da América Latina e do Caribe estarão discutindo temas atuais e que envolvem desde a consciência política, até a luta por melhores condições de vida para indígenas, ribeirinhos, quilombolas e camponeses e, sobretudo, o cuidado com a Biodiversidade do planeta.

O 12° Intereclesial aporta na Capital de Rondônia com o tema “CEBs, Ecologia e Missão” e o lema: “Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”. Este será o campo norteador das discussões que têm como objetivo elaborar um documento que sintetize as necessidades e principalmente alternativas para resolver os problemas que mais afligem as populações da Amazônia, bem como de todo o país.

Além dos três mil delegados, o Intereclesial vai contar também com nomes de destaque na defesa dos interesses dos indígenas como a prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchu, da Guatemala; dos afrodescendentes, como Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba e árduo defensor dos direitos humanos e civis; do meio ambiente, como a senadora Marina Silva.

As Comunidades Eclesiais de Base se espalharam pelo Brasil no final da década de 60 e contribuíram decisivamente para a redemocratização devido à luta contra o regime opressor que se instalou no país após o Golpe de 64. Desde então, as CEBs têm sido um apoio aos anseios populares e uma voz forte e sempre presente no trabalho em defesa dos povos da floresta, dos ribeirinhos, dos índios, dos sem terras, dos negros, das mulheres e também do meio ambiente.

A reunião de todas as comunidades em Porto Velho vai mostrar a força da sociedade em busca de um país mais justo político, social e economicamente. A escolha da Amazônia para sediar o 12° Intereclesial vem justamente desta luta por ações efetivas pela preservação ambiental e dos direitos dos homens.

Como forma de conhecer a realidade local e principalmente interagir com os povos da Amazônia, o Intereclesial também vai proporcionar visitas a hospitais, presídios, centro de recuperação de dependentes químicos, povoados indígenas e comunidades ribeirinhas.

Outras informações sobre o 12° Intereclesial no site http://www.cebs12.org.br/

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade