quarta-feira, 8 de abril de 2009

As quatro ordens franciscanas se reúnem em Assis


Irrompe a "pax francescana" abençoada pelo Papa Ratzinger. Pela primeira vez na história, as quatro ordens "filhas" de São Francisco (Conventuais, Capuchinhos, Frades Menores e Ordem Terceira) se reunirão em Assis, na Itália, na quarta-feira, 15, para celebrar o oitavo centenário de aprovação da Regra Franciscana pelo Papa Inocêncio III na metade de abril de 1209.

A reportagem é do jornal La Repubblica, 07-04-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto. E foi extraído do site do IHU http://www.unisinos.br/_ihu

É quase um milagre para as quarto ordens ligadas ao Pobrezinho que até agora se ignoraram substancialmente, às vezes entrando até em competição entre si para disputar a herança espiritual de Francisco. Mas agora o clima parece mudar com os 800 anos da Regra festejada no grande Capítulo das Esteiras, que ocorrerá em Assis, em recordação das "esteiras onde os frades se acomodaram no primeiro Capítulo anunciado em 1221 por Francisco". A explicação é do Pe. Enzo Fortunato, diretor da sala de imprensa do Sacro Convento e porta-voz do evento, junto com os padres José Rodriguez Carballo, ministro-geral do Frades Menores, Aldo Broccato, presidente das Famílias franciscanas, Paolo Fiasconaro, secretário do Capítulo, e Mariano Steffan, secretário de organização.

Em Assis – onde três mil frades irão chegar em representação dos 35 mil franciscanos presentes em 65 nações – os trabalhos se desenvolverão do dia 15 ao 18 de abril. Cada dia será dedicado a uma temática franciscana típica, coordenada por um dos quarto ministros-gerais para "recuperar e revigorar" os carismas de Francisco.

Na quarta-feira, 15, diante da Basílica de Santa Maria dos Anjos o tema será a Acolhida, com o padre Carballo, segundo o qual o encontro é uma "grande celebração para toda a família franciscana" porque "é a primeira vez que as nossas quatro ordens se encontram juntas aqui em Assis, onde tudo teve início".

No segundo dia, se falará sobre Testemunho, com o padre Marco Tasca, ministro dos Conventuais, para uma reflexão "sobre o dom do chamado à vida evangélica segundo São Francisco". No terceiro dia, na Basília de Santa Clara, o tema será Penitência, com o padre Mauro Johri, ministro dos Capuchinhos; e Jejum com o padre Michael J. Higgins, ministro da Ordem Terceira.

No sábado, 14, o encontro se transfere para Castel Gandolfo, onde se falará sobre Gratidão, e Bento XVI receberá os frades, que, à tarde, irão ao encontro do presidente da República Giorgio Napolitano, em Castel Porziano, perto de Roma.

Para ler mais:

Fonte:
http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=21244

Nenhum comentário:

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade