quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Nota de solidariedade às vítimas das enchentes em Santa Catarina

Leia a seguir a Nota de Solidariedade da Cáritas Brasileira às vítimas das enchentes em Santa Catarina. No texto consta a forma de como ajudar.

"Ser Solidário é ser Humano".
De alguma fora todos podemos ajudar

Confira a nota...


Nota de solidariedade às vítimas das enchentes em Santa Catarina


A Cáritas Brasileira se solidariza com as vítimas das enchentes em Santa Catarina. Lamentamos as tristes ocorrências, que causaram dezenas de mortes e deixaram milhares de pessoas desabrigadas.

Recomendamos que todos e todas se associem às iniciativas em andamento, promovidas pela Arquidiocese de Florianópolis, pelas Dioceses de Joinville e de Blumenau, pelas Entidades-membro de Cáritas no Estado, bem como da Defesa Civil, em suas diversas instâncias.

Para doações de alimentos e roupas, o apelo se dirige às comunidades do Estado de Santa Catarina, para que sejam de imediato encaminhadas às Secretarias das Paróquias da Arquidiocese de Florianópolis e das Dioceses de Joinville e de Blumenau.

Doações em dinheiro, de qualquer parte do Brasil, podem ser feitas utilizando as contas bancárias a seguir:

FLORIANÓPOLIS:
Banco do Brasil, agência 3174-7, conta 17611-7, em nome de Ação Social Arquidiocesana/Flagelados SC 2008. Mais informações: (48) 3224.8776 ou pelo e-mail asa@arquifln.org.br

JOINVILLE:
Banco BESC, agência 014, c/c 130.786-2. A campanha é promovida pela Associação Diocesana de Promoção Social. Mais informações: (47) 3451.3715/3716 ou pelo e-mail adipros@diocesejlle.com.br

BLUMENAU:
Será aberta uma conta bancária para a Campanha “Diocese de Blumenau – Emergência”. Mais informações: (47) 3323.6952 ou 3322.4435 (cúria) ou pelo e-mail dioceseblumenau@terra.com.br


Manifestamos a esperança de que o sofrimento de tantas pessoas atingidas por essa calamidade seja amenizado com a prática da solidariedade, que neste momento nos convoca para as ações concretas que estiverem ao nosso alcance.

Fraternalmente,

Diretoria, Secretariado Nacional e Regionais da Cáritas Brasileira, reunidos em Brasília, aos 25 de novembro de 2008.

www.caritas.org.br

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Convite Lançamento Portal da Ecoagencia e Livro


Baixe o Livro “Eucalipitais - Qual o Rio Grande do Sul desejamos?”


Já está disponível a versão digital (em pdf) do livro “Eucalipitais- Qual o Rio Grande do Sul desejamos?”


A idéia central deste livro é oferecer reflexões baseadas em informações que são omitidas por governos, políticos e instituições. A preocupação do mesmo é a de desenvolver e estimular debates qualificados, baseados em argumentos e informações, que até podem ser contraditórias, entretanto, não na propaganda enganosa ou em tratamentos depreciativos de sermos “pelo atraso do RS” ou “do quanto pior melhor”.
Baixe aqui: Eucalipitais


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

eucalipitais


Um livro digital que aborda a problemática das lavouras de eucalipto. São mais de 20 autores, 13 capítulos e anexos.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2008 aconteceu o Seminário Aids e Religião, promovido pela Seção de DST/Aids do Estado do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes as seguintes matrizes religiosas: Católica, Afro-Brasileira, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Anglicana, Budista, Judaica, Espírita, Evangélica Assembléia de Deus, Evangélica Quadrangular, Universal Deus é Amor, Universal Reino de Deus, Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; representantes Indígenas Kaigang e Guaranis; Pessoas vivendo com HIV/Aids; Profissionais de Saúde e Organizações Não Governamentais.

No final do encontro foi elaborada a Carta do Rio Grande do Sul (em anexo), onde os participantes definem algumas linhas de ações para o o envolvimento das religiões diante do enfrentamento da epidemia no estado do RS.

Clique AQUI para ler na íntegra a Carta do Rio Grande do Sul

www.fontecolombo.org.br


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Nós e o Clima

Último vídeo da trilogia Pense de Novo convida a pensar sobre novos hábitos
Soluções para conter o aquecimento global na área de energia e novas tecnologias é o tema do último vídeo da trilogia Pense de Novo do WWF-Brasil. A série de três animações chama a atenção para as mudanças climáticas, seus principais efeitos, causas e soluções. Veja o vídeo:

terça-feira, 4 de novembro de 2008

A pegada ecológica brasileira

A pegada ecológica brasileira.
Entrevista especial com Lucas Gonçalves Pereira

Para pensarmos a forma como o meio ambiente está se denegrindo, é preciso atentarmos para a forma como estamos consumindo os recursos naturais. Deixamos, portanto, “pegadas” nos espaços que nos apropriamos e quanto mais exploramos a Terra, mais marcas deixamos na natureza. Desta forma, funciona a Pegada Ecológica, uma estimativa que mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade que o planeta tem de oferecer e renovar seus recursos naturais assim como de absorver os resíduos que geramos. “Pela metodologia convencional, a pegada do Brasil é de cerca de 2,1 hectares por pessoa, ou seja, cada brasileiro precisa de uma área de cerca de 2 campos de futebol para produzir tudo aquilo que ele consome. Esse valor é pequeno se comparada à pegada dos EUA. Cada americano precisa de quase dez campos de futebol para manter seu padrão de consumo”, declarou Lucas Gonçalves Pereira em entrevista à IHU On-Line, realizada por e-mail.

A partir de sua tese que trata da questão da pegada ecológica ele nos responde algumas proposições acerca do tema. Desta forma, ele fala da sustentabilidade do Brasil, como é medida a pegada ecológica no país, os alertas em relação aos dados apresentados e como devemos mudar o nosso consumo para que nossas pegadas pelo meio ambiente brasileiro possa não deixar marcas para as futuras gerações.

Lucas Gonçalves Pereira é graduado em Engenharia de Alimentos, pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Nesta mesma instituição, obteve o título de mestre e doutor em Engenharia de Alimentos.

Confira a entrevista completa no site do IHU-Unisinos: http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=17945


Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Loading...

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade