sexta-feira, 18 de abril de 2014

Com a graça de Deus, minha missão continua...

Gratidão é a palavra que não quer calar, é o sentimento que quer se expressar. Este é o clamor dizível e visível da minha alma. Agradeço a presença, orações e apoio de todos e todas que celebraram comigo e com a Igreja o reconhecimento de minha Ordenação Sacerdotal. Agradeço quem esteve na Paróquia da Ascensão, neste Domingo de Ramos, dia 13 de abril e a todas aquelas pessoas que não puderam estar na celebração, mas concelebraram de alguma forma, expressaram seu apoio e rogaram a bênção de Deus para este momento da vida. Que todos e todas sintam meu agradecimento e saibam da minha alegria por cada irmão e irmã que, de alguma forma, participou desta celebração de reconhecimento e compromisso. 
Cada gesto fraterno e todo sinal de apoio nunca serão esquecidos.
A celebração deste domingo para mim foi um resgate espiritual de tudo o que vivi no dia 27 de fevereiro de 2005, quando fui ordenado na Comunidade Divino Mestre em Canoas. A acolhida e o reconhecimento das Sagradas Ordens pela Igreja Episcopal Anglicana representam um sentido plenamente católico da vocação sacerdotal e expressam que este é um chamado de Deus.
Agora, que o caminho é novamente visível e palpável aos pés, com a graça de Deus, minha missão continua...
A partir deste momento estou encarregado do Ponto Missionário Santo André, em Guaíba e coadjutor de Dom Humberto na Paróquia da Ascensão. Aos meus amigos e amigas e a todas as pessoas que ora recebem esta mensagem, fica o convite para vir celebrarmos juntos, seja na Paróquia da Ascensão ou na nossa comunidade Santo André em Guaíba. Pois, a casa de Deus é a casa do povo, nas pessoas reunidas  em fé e amor, no compromisso com a justiça e a paz, Deus faz sua santa habitação. Quero dizer que os templos, tanto o da Ascensão de Porto Alegre, quanto Santo André de Guaíba, são espaços abertos para quem quer ter irmãos e irmas e celebrar a fé por uma vida conforme o sonho de Deus. Todos e todas são  bem acolhidos (as).

O Reconhecimento das Sagradas Ordens de Pilato Pereira pela IEAB

Na celebração deste Domingo de Ramos, 13 de abril, na Paróquia da Ascensão, em Porto Alegre, o bispo diocesano da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Dom Humberto Maiztegui Gonçalves, reconheceu as Sagradas Ordens de Pilato Pereira, ordenado diácono e presbítero pela Igreja Católica Apostólica Romana, na Arquidiocese de Porto Alegre. Dom Humberto também anunciou que o Reverendo Pilato Pereira atuará como coadjutor na Paróquia da Ascensão e será o ministro encarregado pelo Ponto Missionário Santo André, em Guaíba.
Em sua pregação, Dom Humberto falou sobre a trajetória vocacional de Pilato e o processo de reconhecimento de suas Ordens. O bispo diocesano relatou que quando assumiu como pároco na Paróquia São Lucas de Canoas, no ano de 2010, Pilato e sua companheira Luciméia Gall König passaram a fazer parte daquela comunidade. Em seguida, ambos foram recebidos pelo então bispo diocesano, Dom Orlando de Oliveira, e passaram a atuar na pastoral da Paróquia.
Dom Humberto explicou que Pilato Pereira fez parte da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e foi ordenado diácono e presbítero, através da Igreja Católica Romana, e que agora ocorre o reconhecimento das suas Ordens pela Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, que o acolhe no clero da Diocese Meridional.
A cerimônia contou com a presença de paroquianos das paróquias da Ascensão e São Lucas de Canoas e familiares e amigos de Pilato. O Frei Capuchinho e Reitor da ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana), Aldir Crócoli, esteve presente, concelebrando com demais presbíteros da Diocese Meridional. Além de Dom Humberto, também estiveram presentes os bispos eméritos, Dom Orlando Santos de Oliveira e Dom Clovis Erly Rodrigues.
No Domingo de Páscoa, 20 de abril, Reverendo Pilato celebrará a Santa Eucaristia da Festa da Páscoa do Senhor, às 10 horas, na Paróquia da Ascensão. 
Fonte: Blog da Paróquia da Ascensão 
(www.ascensaoieab.blogspot.com.br)

terça-feira, 8 de abril de 2014

CONVITE: Reconhecimento da Ordenação de Pilato Pereira

Paz e Bem!
Amigos (as), irmãos (as) e companheiros (as), desde 2000 atuei como frei franciscano capuchinho, no compromisso com a justiça, paz e ecologia. No dia 27 de fevereiro de 2005, fui ordenado presbítero na Igreja Católica. E em 2010, iniciei minha caminhada na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, com o propósito de ter uma comunidade onde orar e adorar ao Deus criador e defensor da vida. E na oração, na adoração, Deus foi muito além e, por sua graça, me encorajei a reassumir as Sagradas Ordens, que serão reconhecidas pelo Bispo Diocesano da Diocese Meridional, Dom Humberto Maiztegui Gonçalves, neste Domingo de Ramos, 13 de abril, às 19 horas, na Paróquia da Ascensão, bairro Teresópolis, em Porto Alegre, conforme o convite.
Com o lema: “Bem-aventurados os que promovem a paz e tem fome e sede de justiça” (Mateus 5, vs. 9ª e 6ª) vou renovar os votos da Ordenação Sacerdotal e assumir uma nova missão na Igreja.
Deus me mostra novamente, que posso recomeçar meu caminho e, na tradição Anglicana, viver e testemunhar a fé em Cristo, o carisma franciscano e a vocação sacerdotal, na opção pelos pobres e no cuidado do meio ambiente, da vida. 
Esperamos você!
Pilato Pereira

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Novas publicações no Blog Tempo para a Criação

Do dia 1° de setembro, início do ano eclesiástico ortodoxo, até o dia 4 de outubro - festa de São Francisco de Assis, patrono dos animais, da ecologia e do meio ambiente, na tradição católica romana e anglicana, as igrejas cristãs, através do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), promovem o "Tempo para a Criação".
Esta é uma campanha que faz parte das iniciativas do programa Justiça Climática do CMI através do qual, as igrejas, organizações ecumênicas e redes religiosas enfatizam o aspecto ético e espiritual do debate sobre questões ambientais.
Como parte deste movimento, a Diocese Meridional, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, criou um grupo de trabalho que, entre outas ações, também desenvolveu um blog que é constantemente atualizado com espaço para compartilhar experiências, ideias e sugestões sobre a temática ambiental e os desdobramentos  que podem  ser feitos nas comunidades.

Esta semana o blog traz postagens sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil e mudanças climáticas. O texto do reverendo Carlos Eduardo Calvani tem como título "50 anos de um golpe que ainda nos atinge" e a postagem sobre mudanças climáticas é um alerta do ex-líder da Igreja Anglicana, Rowan Williams. Extraído do portal Palavra Aberta, a reportagem é de Robert Mendick, publicada no sítio The Telegraph, em 29/03/2014, com a tradução de Isaque Gomes Correa.
Rowan Williams, ex-arcebispo de Cantuária, criticou os estilos de vida ocidentais por eles estarem causando mudanças que impulsionam a “crise do meio ambiente no qual vivemos”.

Leia estas e outras postagens no blog Tempo para a Criação

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Loading...

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade