quinta-feira, 30 de julho de 2009

Epitáfio da Orla, depois do Estaleiro

A música “Epitáfio”, dos Titãs é muito provocativa, no sentido de nos alertar para o que estamos fazendo com nossa vida. E neste momento em que Porto Alegre discute o projeto do Pontal do Estaleiro, vale a pena escutar a canção e pensar no futuro vivo ou morto da cidade. Depois de matar a Orla do Guaíba com este projeto ambicioso, as pedras da obra serão como que um túmulo frio e escuro com a inscrição lamentosa como diz o último verso da música dos Titãs: “Devia ter complicado menos/ Trabalhado menos... / Ter visto o sol se por!” Assim estaremos todos, os que moram em Porto Alegre e os que visitam a capital. Vamos todos lamentar, talvez não cantando, mas chorando, “devia ter visto o Sol se por”. E os autores do projeto deverão lamentar: “Devia ter complicado menos...” Mas, aí será tarde demais.


Hoje podemos ver quase todos os dias o Sol nascer dum lado e se por de outro. Mas, se os cidadãos de Porto Alegre não tiverem a coragem de dizer NÃO, então vamos ver o Sol se por definitivamente. Claro, aqueles privilegiados que tiverem muito dinheiro e comprarem um apartamento nas edificações previstas pelo projeto do Pontal do Estaleiro, poderão ver sempre o Sol se por. Mas, que direito tem estes poucos para, com seu dinheiro, roubar o Pôr do Sol de todos os porto-alegrenses?


É hora de dizer NÃO a este assalto a mão armada (estão armados com dinheiro e más intenções). Votar NÃO na Consulta Popular do dia 23 de agosto, é dizer sim a vida e a liberdade, é permitir que Sol, que nasce para todos, também possa ter seu poente visto por todos.


2 comentários:

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

Excelente texto!
No dia 23 de agosto a população certamente dirá NÃO a esse absurdo projeto!

Cesar

http://ForumVital.blogspot.com disse...

OLÁ PILATO
MUITO BOM ! ! !

A MÚSICA É UM VEICULO FUNDAMENTAL PARA TOCAR NO ÍNTIMO HUMANO, PRINCIPALMENTE OS OPRÍMIDOS.

"VEM VAMOS EMBORA, QUE ESPERAR NÃO É SABER, . . . QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER, . . ."

FIRME NA LUTA ! ! !

DIA 23 DE AGOSTO VOCÊ FAZ A HORA.

NÃO SE OMITA, VOTE NÃO ! ! !

eduino de mattos

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade