Mais de 800 pessoas estarão no encontro
Cerca de 800 participantes, entre agricultores agroecológicos, técnicos, autoridades e convidados, estarão entre os dias 13 e 15/11 nos municípios de Ipê e Antonio Prado para participar do VII Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia. Durante todo o evento, a Feira de Saberes e Sabores estará montada na Praça da Matriz, com artesanatos e produtos agroecológicos feitos por famílias dos 3 Estados do Sul do país.
Com o tema “Agricultura Familiar Ecológica: Produzindo Alimentos, Alimentando Sonhos”, o Encontro vai propiciar, aos participantes e à população em geral, seminários, plenárias e oficinas sobre os principais aspectos da Agroecologia, um modelo de agricultura com forte contribuição à Economia sem abrir dos compromissos ambientais e socialmente justos. Todo resíduo orgânico produzido no evento será reciclado através de compostagem termofílica, numa oficina aberta à população.
Antecipando o Encontro, nos dias 11 e 12/11 ocorre o Fórum Latino-Americano de SPG’s (Sistemas Participativos de Garantia), que atestam a procedência dos produtos agroecológicos numa metodologia de controle em grupo envolvendo consumidores, agricultores e demais atores sociais. Participantes do Paraguai, Bolívia, Peru, Uruguai e Costa Rica debatem em Antonio Prado suas experiências com os SPG’s, que no Brasil são previstos através da Lei 10831 e tendem a ser uma alternativa mais viável à Certificação por empresas.
Esse assunto será levado ao Encontro Ampliado de 13 a 15/11, que abordará também outros temas centrais, como os Mercados Institucionais para produtos orgânicos. Haverá ampla discussão a respeito do atendimento à Merenda Escolar, que passará a ter 30% de seus produtos, por força de Lei Federal, comprados diretamente dos Agricultores Familiares. De acordo com os interesses políticos e a disponibilidade de produtos em cada região, este número pode chegar a 100%, e os alimentos de origem agroecológica terão cotação superior aos convencionais.
Sistemas Agroflorestais, Biodiversidade, Educação e Juventude no Campo também serão debatidos entre os 6 Seminários do Encontro, que conta ainda com 32 oficinas práticas, abordando desde a compostagem de resíduos orgânicos ao manejo ecológico de abelhas nativas. As inscrições para as oficinas e seminários são abertas (mediante disponibilidade de vagas), e devem ser feitas na Praça Matriz de Ipê na sexta (13/11), das 14 as 18h.
Matéria com foto, extraído do site da Rede Sul de Rádio
Um comentário:
Retribuindo a visita!
Olá! Vi hj que visitou meu blog há tempos. Desculpe a demora em responder mas estou retomando o blog após bastante tempo sem acessá-lo.
Sinta-se a vontade para visitar... Será sempre bem-vindo!
Ainda estou atualizando... Em breve estará mais organizado!
Grande abraço!
Postar um comentário