Com tema, “Construir Comunidades Eclesiais e Ecológicas de Base” e o lema, “O discipulado acontece na comunidade”, a Diocese de Santa Maria realizou, entre os dias 17 e 18 de outubro, o seu 16º Encontro de CEB’s. O encontro reuniu
Padre Antônio falou sobre “Comunidades de Base e Discipulado” e Padre Marins abordou sobre o tema “Testemunho – ‘Igreja Comunidade’”. Frei Pilato falou sobre “Comunidades Ecológicas”. E através do método Ver, Julgar e Agir, desenvolveu os seguintes tópicos:
1. CRISE ECOLÓGICA, A CRISE DA CIVILIZAÇÃO
VER: A Terra é um macroorganismo vivo. E nela somos uma comunidade – a comunidade humana, uma comunidade planetária e cósmica. Mas hoje, vivemos uma situação de crise, que pode ser chamada de crise ecológica e de comunitariedade (crise de vida comunitária, crise de convivialidade). Somos uma civilização em crise.
2. ECOLOGIA, A ARTE DA RECONCILIAÇÃO
JULGAR: A vida é obra da Trindade criadora, Deus comunidade, Deus ecológico. Cremos no Deus criador e defensor da vida. Deus nos criou com o poder da Palavra, nos criou
3. ECOLOGIA, UMA QUESTÃO DE FÉ E MISSÃO
AGIR: A Ecologia, para nós cristãos, é uma questão de fé e missão. Precisamos ser ecológicos, como Deus é ecológico. Nossas comunidades devem ser sinais e instrumentos do testemunho da nossa fé no Deus criador e defensor da vida. Nossa missão, como discípulos/as missionários/as de Jesus Cristo, é viver em comunidade, construir Comunidades Eclesiais e Ecológicas de Base. Pois, o discipulado acontece na comunidade.
Clique AQUI para ouvir as palestras do encontro no site da Paróquia de Nova Palma
Nenhum comentário:
Postar um comentário