sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

4ª. Bicicletada “Caminhos de Sepé”

A 4ª. Bicicletada “Caminhos de Sepé” acontecerá entre os dias 1º a 07 de fevereiro, de Rio Pardo e São Gabriel.

Principais Objetivos:

Trocar experiências com quilombolas, indígenas, pequenos agricultores e artesãos ao longo do percurso da 4 ª Bicicletada “Caminhos de Sepé”;

Discutir problemáticas ambientais da região, propondo a cria

ção e o fortalecimento dos Grupos Ecológicos de Base (GEB’s) da Pastoral da Ecologia;

Oportunizar vivências de novas realidades, refletindo o diferencial de vida urbana e rural;

Socializar conhecimentos da realidade sócio-cultural, econômica e ecológica da região do percurso da 4 ª Bicicletada “Caminhos de Sepé”;

Conhecer a história do povo Guarani (Sepé Tiaraju), sua luta pela terra e sua cultura. O jovem líder Sepé Tiaraju presente na juventude de hoje.


Programação:

Dia 01 de fevereiro de 2011: Saída de Porto Alegre para Rio Pardo às 14h.

Encontro dos/das bicicleteiros/as na Casa Jesus, Maria e José (antigo seminário) de Rio Pardo, onde haverá um dia de preparação para a bicicletada, formalização das equipes dos diferentes serviços de apoio e orientações detalhadas.

Dia 02/02: Formação, mística e saída para as Imaculadas (pouso no local)

Dia 03/02: Saída cedo- almoçar na comunidade do

“Bexiga”. Pela tarde sair para Cachoeira – Abraço Ecológico na Praça da cidade e jantar com os canoeiros na Praia do Jacui (inicio do evento “Jacui Encantos”. (pouso na cidade)

Dia 04/02: Saída cedo, com parada na Gruta do Marco e almoço na comunidade São Judas. Lanche na Comunidade-Capela N. Sra. das Dores. Pela tarde saída para São Sepé (local de pouso).

Dia 05/02: Saída cedo para a comunidade Três Passos – Vila Nova (local de almoço). Lanche na Comunidade de Cambai (pela tarde) e seguir para Santa Margarida (local de pouso).

Dia 06/02: Eventos na cidade (Santa Margarida) e depois saída para São Gabriel (almoço no acampamento Farroupilha com os índios/ CIMI). Pela tarde e noite: atividades em parceria com o CIMI, e mobilizadores locais.

Dia 07/02: Saída cedo para a Coxilha de Caiboaté, voltar pelo centro da cidade rumo a Sanga da Bica. Encerramento festivo, Almoço e retorno.


Realização:

Profetas da Ecologia, Pastoral da Ecologia CNBB Sul 3, Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Santa Cruz do Sul, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Planeta Vivo, Cáritas, Jornal Cenário de Notícias de São Gabriel, Fundo Luterano de Solidariedade.

Com apoio de: igrejas cristãs, religiões afro, jornais e rádios locais, prefeituras, pastorais, Cáritas, Maristas, Unilasalle, ciclistas, canoeiros...


mapa da região:



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mobilização para Caminhos de Sepé

A Pastoral da Ecologia da CNBB e a CPT (Pastoral da Terra) de Santa Cruz do Sul estão organizando o evento “Caminhos de Sepé”, que vai ocorrer na semana de 1º a 7 de fevereiro, com uma bicicletada saindo de Rio Pardo até o município de São Gabriel, local da morte do líder guarani, Sepé Tiaraju. A equipe organizadora do evento (Natália, Maria de Lourdes, Pedro Figueiredo, Oldi e Maurício) vem trabalhando ao longo de praticamente todo o ano de 2010 para mobilizar as comunidades do percurso da bicicletada. A ideia do “Caminhos de Sepé” foi gestada quando em 2006 o Comitê Sepé Tiaraju organizou um grande evento no município de São Gabriel para homenagear Sepé Tiaraju pelos 250 anos de sua morte.
Os objetivos da bicicletada são incentivar o desenvolvimento local, a preservação ambiental, o agricultura familiar, o empoderamento da mulher no meio rural, o aspecto místico da história de Sepé das missões jesuíticas, bem como as comunidades indígenas e quilombolas.

Foto do blog do Jornal Cenário de Notícias (Karen Lannes, Natalia, Toni, Maria de Lourdes, Luis Giovani, Pedro Figueiredo e Cleber Giovane)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SOS Sudeste

A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, atendendo à sua missão, lançam de imediato uma campanha nacional, em favor das vítimas das enchentes. Fica aberta a conta bancária para recolher as contribuições financeiras. Como de costume, as doações podem ser depositadas diretamente em uma dessas contas:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – AG. 1041 – OP. 003 – C/C 1490-8

BANCO DO BRASIL – AG. 3475-4 – C/C 32.000-5
CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16
Saiba Mias...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um caminho para as águas amazônicas

"Por que não se tem uma política competente para as águas da Amazônia?", pergunta Washington Novaes, jornalista, no artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 14-01-2011.
Segundo ele, "seria conveniente criar o conceito de "pegada hídrica", para mostrar os efeitos das ações humanas na área; criar o "crédito da água", semelhante ao crédito de carbono".
Leia o artigo no site do IHU Unisinos (www.ihu.unisinos.br)

Feliz 2011

A Campanha da Fraternidade 2011 terá como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). Será um momento oportuno para marcar a missão da Igreja com o compromisso de ajudar a humanidade a cuidar da vida na Terra.

Em 2011 faça a sua parte: participe, coopere, colabore, ajude...
Ajude a somar esforços e boas atitudes;
Ajude a unir esperanças e sonhos;
Ajude a integrar experiências e ações sustentáveis.
Em 2011 ajude a vida.
Através da Pastoral da Ecologia você pode ajudar a construir uma rede de solidariedade com a criação de Deus.

Um abraço da Coordenação da Pastoral da Ecologia

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Loading...

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade