quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

"Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão". Com este objetivo, o CONIC, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, lançou na quarta-feira de cinzas, dia 17/02, a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010. O CONIC propõe para as comunidades e fiéis de suas igrejas promoverem a Campanha da Fraternidade com três estratégias.

Uma das estratégias do CONIC é denunciar a perversidade do atual modelo econômico globalizado, que está centrado no lucro, sem se importar com a pessoa humana e a natureza. Outra estratégia é educar para a prática de uma economia de solidariedade, que se importe com a dignidade humana e a preservação do meio ambiente. Além de denunciar o modelo econômico e educar para outra economia, o CONIC também quer conclamar as Igrejas e as religiões e o conjunto da sociedade, através das organizações e movimentos populares, para promover ações sociais e políticas que ajudem a construir outro modelo econômico, com mais solidariedade e justiça para as pessoas e com sustentabilidade ambiental.

O Texto-base da campanha da Fraternidade defende a centralidade da vida e denuncia a realidade, colocando alguns dados que demonstram que o número de pobres é incontável nos dias de hoje. De acordo com a FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a fome no mundo atinge 1,02 bilhões de pessoas. E o IETS, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, confirma que no Brasil existem 10,7 milhões de indigentes e 43,6 milhões de pobres. As igrejas cristãs denunciam que a globalização e o desenvolvimento não resolveram o problema da justiça social. Trata-se de um desenvolvimento desequilibrado que promove consumismos e gera grandes desigualdades.

Para o CONIC, os pobres não devem ser tratados como simples destinatários da compaixão religiosa, mas devem ser os próprios sujeitos da transformação social. A Campanha da Fraternidade Ecumênica propõe a participação popular e a valorização dos movimentos sociais para construir um sistema econômico para todas as pessoas e sem exclusão. A Campanha também recorda que a Bíblia quer justiça para os pobres e o descanso da Terra.

A Campanha da Fraternidade do CONIC quer promover o ecumenismo e fortalecer a opção pelos pobres nas igrejas. E para isso, é preciso abandonar a competição entre Igrejas e viver a unidade na promoção da economia solidária, de compromisso social e a serviço da vida. A Campanha reforça a importância da Reforma Agrária como forma de promover a justiça social, produzir alimentos e preservar o meio ambiente.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Romaria da Terra em Santa Maria


A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi sede, nesta terça-feira, 16, da 33ª Romaria da Terra, organizada pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Comissão Pastoral da Terra, Diocese de Santa Maria, Projeto Esperança e Prefeitura de Santa Maria. Nem mesmo o tempo chuvoso impediu que cinco mil pessoas de todo o estado participassem da Romaria.
A diocese de Santa Maria, que acolheu a Romaria, comemora, neste ano, seu centenário de fundação e isso chamou a atenção dos organizadores do evento. “É simbólico para Santa Maria sediar a Romaria no ano do seu centenário”, disse a irmã Lourdes Dill.
O tema escolhido para este ano foi “Quilombos: Terra, Trabalho e Inclusão”. “A escolha do tema também foi muito importante porque os quilombolas sofrem muito com a marginalização social e este luta precisa ganhar divulgação e mobilização”, lembra a irmã Lourdes.
Uma missa no Parque Medianeira presidida pelo bispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, encerrou a programação da Romaria que constou de caminhada e reflexões sobre o tema.


Segundo a Brigada Militar a participação foi de 12 mil pessoas.

CONIC lança Campanha da Fraternidade


O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançará nesta Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. O evento, que neste ano tem como tema: “Economia e Vida” e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24), acontecerá no Santuário Dom Bosco (SEPS 702, Bloco B, Av. W3 Sul), às 19h30, em Brasília.
Neste mesmo dia, uma coletiva à imprensa acerca do lançamento nacional da CFE 2010 será promovida às 14h, no Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – EQS 405/6 Sul, em Brasília.
A Campanha da Fraternidade é realizada de maneira ecumênica a cada cinco anos, e é promovida pelas cinco Igrejas Membros do Conic - Igreja Católica Apostólica Romana (ICR); Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISO) e Igreja Presbiteriana Unida (IPU).
A terceira edição Campanha da Fraternidade Ecumênica objetiva, além de sensibilização da sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas, buscar a superação do consumismo; criar laços de convivência entre os cidadãos; mostrar a relação entre fé e vida a partir da prática da justiça, como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho e reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010

Carta de Porto Alegre


Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe aprova Carta de Porto Alegre
Somos comunicadores e comunicadoras solidários com nossos povos e integrados plenamente no seu caminhar. Partilhamos os sofrimentos, as crises, as alegrias e as esperanças de nossas irmãs e irmãos. Por esse motivo, e ainda em meio à atual crise civilizatória, que se expressa, entre outros fatores, na mundialização das economias e na livre circulação de mercadorias e capitais especulativos, nos atrevemos a refletir e sonhar, alimentando a utopia e a esperança.
Leia a Carta de Porto Alegre na íntegra no site do Mutirão de Comunicação
(www.muticom.org)

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Loading...

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade