quinta-feira, 30 de julho de 2009

Epitáfio da Orla, depois do Estaleiro

A música “Epitáfio”, dos Titãs é muito provocativa, no sentido de nos alertar para o que estamos fazendo com nossa vida. E neste momento em que Porto Alegre discute o projeto do Pontal do Estaleiro, vale a pena escutar a canção e pensar no futuro vivo ou morto da cidade. Depois de matar a Orla do Guaíba com este projeto ambicioso, as pedras da obra serão como que um túmulo frio e escuro com a inscrição lamentosa como diz o último verso da música dos Titãs: “Devia ter complicado menos/ Trabalhado menos... / Ter visto o sol se por!” Assim estaremos todos, os que moram em Porto Alegre e os que visitam a capital. Vamos todos lamentar, talvez não cantando, mas chorando, “devia ter visto o Sol se por”. E os autores do projeto deverão lamentar: “Devia ter complicado menos...” Mas, aí será tarde demais.


Hoje podemos ver quase todos os dias o Sol nascer dum lado e se por de outro. Mas, se os cidadãos de Porto Alegre não tiverem a coragem de dizer NÃO, então vamos ver o Sol se por definitivamente. Claro, aqueles privilegiados que tiverem muito dinheiro e comprarem um apartamento nas edificações previstas pelo projeto do Pontal do Estaleiro, poderão ver sempre o Sol se por. Mas, que direito tem estes poucos para, com seu dinheiro, roubar o Pôr do Sol de todos os porto-alegrenses?


É hora de dizer NÃO a este assalto a mão armada (estão armados com dinheiro e más intenções). Votar NÃO na Consulta Popular do dia 23 de agosto, é dizer sim a vida e a liberdade, é permitir que Sol, que nasce para todos, também possa ter seu poente visto por todos.


Devia ter complicado menos (...)/ Ter visto o sol se por!


Epitáfio - Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer!

Devia ter me arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer.

Queria ter aceitado
as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração.

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...


Devia ter complicado menos
E trabalhado menos
Ter visto o sol se por!

Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
a vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...


Devia ter complicado menos
Trabalhado menos...
Ter visto o sol se por!

Vamos defender a Orla do Guaíba!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Convite para Lançamento do Grito dos Excluídos - 2009

15º. Grito dos Excluídos e Excluídas -2009

Av. Cristóvão Colombo, 149 - POA – RS

Fone: 51 3225 8483 – 9829 2453

O 15º. Grito dos Excluídos acontecerá, em Porto Alegre, no dia 04 de setembro. Com o objetivo de denunciar todas as formas de injustiças e de corrupção presentes na nossa sociedade, as quais precarizam a vida do povo e do planeta, e também de anunciar os sinais de esperanças e de transformação através da unidade da organização popular.

No dia 05 de agosto, acontecerá o lançamento do 15ª Grito dos Excluídos, na sala do Fórum Democrático da Assembléia Legislativa do RS, às 17:30h.

Após o painel constituído por Dom Alessandro Ruffinoni, Bispo responsável pelo Setor das Pastorais Sociais do Regional Sul 3 da CNBB e por Milton Viário, Presidente da Federação dos Metalúrgico do RS, o debate será aberto à Plenária.

Será um momento de estudo e de organização do processo de mobilização social.

Sua participação é muito importante!

Entidades promotoras do Grito.

Porto Alegre, 28 de julho de 2009

5° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular

Objetivo: Analisar as raízes históricas e o momento atual das Teologias da Libertação e da Educação Popular na América Latina, reforçando a sua importância na mobilização e na ação dos grupos populares e povos esquecidos pela história oficial latino-americana.


Público Alvo: Educadores e educadoras populares, agentes de pastorais, agentes de movimentos sociais, estudantes e interessados na temática.

Assessores:

  • Edmilson Schinelo – Assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e de movimentos populares. Mestrando em Teologia. Possui vários artigos e livros publicados na área da TdL e EP, sob o enfoque de análise de conjuntura. Foi assessor no 2° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular.
  • Graciela Chamorro - Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo e em Antropologia pela Philipps Universität de Marburgo, Alemanha. Professora de História Indígena na Unversidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul;
  • Jaime José Zitkoski - Doutor em Educação pela UFRGS. Mestre em filosofia pela PUCRS. Professor de Filosofia da Educação na FACED/UFRGS. Professor no PPG de Educação da UFRGS com orientação na temática Educação Popular.

Data: 18 a 20 de setembro de 2009.

Local: Casa de Encontro São Lourenço Brindisi (Capuchinhos) - Rua Paulino Chaves, 291 - Bairro Santo Antônio - Porto Alegre/RS.

Taxa: Até o dia 13 de setembro, R$ 55,00. Após esta data e no local, R$ 60,00. Inclui alimentação, hospedagem e certificado.

Mais informações e inscões

www.ceca-rs.org

As vagas são limitadas! Garanta logo sua participação fazendo a inscrição!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Carta Final do 12º Intereclesial às Comunidade

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu;

... Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados...” (Mt 5, 3.6)

1. Nós, participantes do XII Intereclesial das CEBs, daqui das margens do Rio Madeira, no coração da Amazônia, saudamos com afeto as irmãs e irmãos de todos os cantos do Brasil e dos demais países do continente, que sonham conosco com novos céus e nova terra, num jeito novo de ser igreja, de atuar em sociedade e de cuidar respeitosa e amorosamente de toda a criação!

2. Fomos convocados de 21 a 25 de julho de 2009, pelo Espírito e pela Igreja irmã de Porto Velho/RO, para nos debruçar sobre o tema que nos guiou por toda a preparação do Intereclesial em nossas comunidades e regionais:
“CEBs: Ecologia e Missão – Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”.

Leia na carta completa no site do 12º Intereclesial de CEB's: www.cebs12.org.br


10 mil no encerramento do encontro das CEBs

Porto Velho parou neste sábado, 25, para assistir à caminhada de 3 km que marcou o encerramento do 12º Encontro Intereclesial das Comunidades de Base. Uma multidão de 10 mil pessoas tomou conta das ruas da capital de Rondônia em direção ao estádio Aloísio Ferreira, animada por enorme trio elétrico, cantando as canções das CEBs e ouvindo pronunciamentos acerca do maior evento que a Igreja Católica já realizou no estado. Leia mais...


Outras matérias sobre o encontro:
Mais...
Mais sobre CEB's...

Seguidores

Na sua opinião, Ecologia é:

Loading...

Dicas de blogs

Papel de Parede

Lago Sereno Rosa São Miguel das Missões - RS Tranqüilidade